Entrada da loja

Entrada da loja

13/01/2011

POR QUE OS LEDS ESTÃO EM ALTA?

Por José Guilherme Sartori

O que antes era visto somente como luz de indicação em aparelhos eletrônicos hoje é a grande aposta no setor luminotécnico, no qual as inovações tecnológicas surgem a cada instante. No século XXI os LEDs, diodos emissores de luz, estarão na mira dos consumidores que desejam produtos de alta qualidade, por isso a aplicação desses pequenos pontos de luz é cada vez mais procurada por serem flexíveis e econômicos.

São inúmeros os atributos que os LEDs possuem e, entre eles, está o fato da variação de cores, diferentemente do que ocorre com as lâmpadas incandescentes. Isso depende do material utilizado em sua composição e varia entre vermelha, amarela, verde e azul. A luz branca pode ser produzida por meio da mistura das cores azul, verde e vermelha ou ainda do LED azul com fósforo amarelo.

Nos dias atuais, existem módulos que são constituídos por um arranjo de LEDs individuais, montados em uma placa de circuito impresso, com componentes ativos e passivos. Além disso, existem módulos com placas flexíveis que permitem a montagem em perfis e contornos, adequando-se ao sistema arquitetônico do cliente, o que é muito importante, pois a tendência é que se realizem projetos personalizados, com formatos e cores diferentes.

Graças a sua variedade de tonalidades, tamanho reduzido e flexibilidade, os módulos tornaram-se uma das preferências dos arquitetos e lighting designers, que passaram a dispor de um novo recurso. Capaz de proporcionar concepções de iluminação mais eficientes, funcionais e artísticas, a novidade permite por em prática idéias que antes só ficavam nas pranchetas.

A decoração de ambientes terá cada vez mais a presença dos LEDs, um recurso inovador em muitos sentidos. Seja para residência, estabelecimentos comerciais ou escritórios as luminárias que utilizam LEDs, fazem a diferença pelo design e pela economia que proporcionam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário